quarta-feira, julho 2, 2025
InícioCinemaPasárgada | Dira Paes lança seu primeiro filme, com crítica ao tráfico...

Pasárgada | Dira Paes lança seu primeiro filme, com crítica ao tráfico de animais silvestres

Nascida no interior do Pará, em meio à Floresta Amazônica, Dira Paes estabeleceu uma conexão com a natureza desde cedo. Segundo a atriz e diretora, o ativismo ambiental veio antes de sua profissão, aos 13 anos. Este foi um dos fatores que serviram de inspiração para seu primeiro trabalho na direção e roteiro de um longa-metragem: “Pasárgada”.

Depois da estreia mundial em Gramado, onde venceu Melhor Desenho de Som, o filme chegou aos cinemas no dia 26 de setembro. A produção foi assinada pela Muiraquitã Filmes, Imã Filmes e Baderna Filmes, com coprodução da Globo Filmes. A distribuidora Bretz Filmes acaba de divulgar um trecho inédito do filme, confira aqui.

Pasárgada, Dira Paes, postêr
Postêr: Divulgação

Pasárgada” surgiu de uma experiência pessoal de Dira Paes. Durante a pandemia da Covid-19, a artista se isolou entre as montanhas do Arraial do Sana (Macaé, RJ), onde o longa foi rodado. Rica em biodiversidade, a região abrange parte da Mata Atlântica e é uma das áreas mais procuradas por pesquisadores de aves no mundo, o que serviu de inspiração para a criação da narrativa.

Irene é uma ornitóloga de 50 anos, que está fazendo uma pesquisa na floresta tropical para realizar um trabalho de mapeamento de pássaros. Guiada por Manuel, um mateiro vivido por Humberto Carrão, Irene se vê em face das suas escolhas e do resgate da sua essência.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Olinda, tem 36 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista com 20 anos de carreira, apaixonada pela sétima arte e maratonista de séries. Desde criança, o rádio e televisão sempre foram suas companhias inseparáveis.
veja mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias