sexta-feira, outubro 3, 2025
InícioNotíciaCentro Cultural da PUCPR realiza exposição sobre a história do samba de...

Centro Cultural da PUCPR realiza exposição sobre a história do samba de Curitiba

A exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba” explora a história do samba em Curitiba e sua ligação com a cultura negra.

A mostra no Centro Cultural da PUCPR está aberta até 11 de julho, com visitação gratuita, apresentando fotografias, recortes de jornais, adereços das escolas de samba e retratos da velha guarda.

Essa exposição é um convite para enxergar Curitiba pelo olhar de quem faz o carnaval acontecer. É sobre resistência, criatividade e a força coletiva do samba na cidade, celebrando os territórios, as escolas, os blocos e, principalmente, as pessoas que fazem o samba pulsar“, conta Gustavo Paris, curador da exposição e integrante da PUCPR Cultura.

O samba, expressão cultural da mistura de ritmos e tradições africanas, se desenvolveu em Curitiba. Um dos pilares da exposição é a relação entre samba e ferrovia, simbolizando conexão e barreiras. Um mapa colaborativo do Bloco Boca Negra mostra os territórios do samba na capital e uma instalação convida a explorar a Curitiba da cultura e diversidade, celebrando os mestres da história.

A exposição conversa com os blocos de rua, mostrando como ocupam o espaço público.

Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba”” convida a explorar a Curitiba da cultura e diversidade. Uma Curitiba que pulsa ao ritmo do samba.

A exposição é feita pela PUCPR Cultura, com apoio de várias instituições do Paraná. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 22h, e sábados, das 9h às 13h.

Serviço:

Exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba”
Data: até 11 de julho
Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h | Sábados, das 9h às 13h
Local: Centro Cultural da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)

Entrada gratuita

Outras informações: PUCPR Cultura

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja, 36 anos, é natural de Olinda e fundadora do site, onde também atua como editora-chefe. Jornalista há 20 anos, tem no cinema uma de suas maiores paixões e é uma verdadeira maratonista de séries. Desde criança, rádio e televisão sempre fizeram parte da sua vida, alimentando a curiosidade e o entusiasmo que hoje se refletem em sua trajetória no jornalismo cultural.
leia mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas em destaque