A exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba” explora a história do samba em Curitiba e sua ligação com a cultura negra.
A mostra no Centro Cultural da PUCPR está aberta até 11 de julho, com visitação gratuita, apresentando fotografias, recortes de jornais, adereços das escolas de samba e retratos da velha guarda.
“Essa exposição é um convite para enxergar Curitiba pelo olhar de quem faz o carnaval acontecer. É sobre resistência, criatividade e a força coletiva do samba na cidade, celebrando os territórios, as escolas, os blocos e, principalmente, as pessoas que fazem o samba pulsar“, conta Gustavo Paris, curador da exposição e integrante da PUCPR Cultura.
O samba, expressão cultural da mistura de ritmos e tradições africanas, se desenvolveu em Curitiba. Um dos pilares da exposição é a relação entre samba e ferrovia, simbolizando conexão e barreiras. Um mapa colaborativo do Bloco Boca Negra mostra os territórios do samba na capital e uma instalação convida a explorar a Curitiba da cultura e diversidade, celebrando os mestres da história.
A exposição conversa com os blocos de rua, mostrando como ocupam o espaço público.
“Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba”” convida a explorar a Curitiba da cultura e diversidade. Uma Curitiba que pulsa ao ritmo do samba.
A exposição é feita pela PUCPR Cultura, com apoio de várias instituições do Paraná. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 22h, e sábados, das 9h às 13h.
Serviço:
Exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba”
Data: até 11 de julho
Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h | Sábados, das 9h às 13h
Local: Centro Cultural da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)
Entrada gratuita
Outras informações: PUCPR Cultura