Pela primeira vez em mais de 15 anos, o Brasil avança na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e participação especial de Fernanda Montenegro, foi pré-selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a shortlist da categoria do Oscar 2025, com 15 filmes escolhidos, algo que não ocorria desde a 80ª edição da premiação, realizada em 2008. O filme foi selecionado entre uma longa relação de 88 filmes, os cinco finalistas da Shortlist do Oscar 2025 será anunciada no dia 23 de janeiro de 2025.
“Essa é uma escada longa, cada degrau que a gente sobe é um milagre que não se repete, e, cada etapa, um alívio quando a gente passa. Este é um ano muito difícil, com filmes muito bons, e só de estar na shortlist já é uma grande coisa“, comemora Fernanda Torres. “Ainda Estou Aqui” é o único título nacional entre as dez maiores bilheterias do ano, na quinta posição, e já fez mais de 3 milhões de ingressos vendidos desde seu lançamento em novembro.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução Brasil-França, e é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, distribuído pela Sony Pictures. O Oscar 2025 acontecerá em 2 de março.