“When We Rise” é uma minissérie de drama em formato de documentário baseada no livro homônimo do escritor Cleve Jones, produzida pelo canal americano ABC lançada em fevereiro de 2017 com apenas 8 episódios. A minissérie conta a história de uma família de ativistas LGBTQ e a luta por direitos civis nos Estados Unidos. A série começa com os distúrbios de Stonewall em 1969 e termina em 2013.
Durante os episódios acompanhamos a jornada de Cleve Jones (Austin P. Mackenzie jovem e Guy Pearce mais velho) junto aos amigos e aliados que fez até tornar-se um dos nomes mais importantes na luta pela liberdade e direitos da comunidade LGBT+ no EUA e mundo.
Daí somos introduzidos na vida da ativista das causas sociais e militante feminista e lésbica, Roma Guy (Emily Skeggs na juventude e Mary Louise Parker mais velha) que também vinda de uma família com raízes religiosas e cheia de regras. Durante uma viagem de serviço social no continente africano, ela conhece Diane (Rachel Griffiths), outra ativista militante social e enfermeira. As duas acabam se apaixonando e vivendo seu romance aos trancos e barrancos ao longo dos anos.
Ken Jones é um militar ex-combatente de guerra da marinha americana (interpretados por Michael K Williams e Jonathan Majors em fases diferentes). Um homem negro, gay e portador de HIV. Pesado né?
Cecília Chung (Ivory Aquino) é uma transsexual que comeu o pão que o diabo amassou até vencer na vida. Durante os episódios acompanhamos o processo de aceitação e transformação dela, onde a mãe torna-se uma figura importantíssima na trajetória de Ivory dando total suporte à moça. Vale destacar que a personagem é interpretada por uma atriz transsexual na vida real. Portanto, lugar de fala não falta né? Infelizmente “When We Rise” não está disponível em nenhum streaming no Brasil mas mesmo assim vale a recomendação.
LEIA MAIS: Almost Adults: Uma divertida dramédia LGBT+ que vale a pena você assistir