InícioCinema"Virgínia e Adelaide” ganha cartaz e teaser em dia de estreia mundial

“Virgínia e Adelaide” ganha cartaz e teaser em dia de estreia mundial

Novo longa-metragem dirigido por Yasmin Thayná e Jorge Furtado, “Virgínia e Adelaide” teve cartaz e teaser divulgados na semana da estreia em Gramado. O pôster bordado a mão é um trabalho de Mitti Mendonça, artista gaúcha residente de Porto Alegre.

O filme teve sua première mundial na 52ª edição do festival, após a homenagem a Jorge Furtado, que completa 40 anos de carreira. A sessão hors concours, escolhida para encerrar o evento cinematográfico, aconteceu em 16 de agosto, no Palácio dos Festivais.

Além dos diretores, as protagonistas Sophie Charlotte e Gabriela Correa e a produtora Nora Goulart também estavam presentes. O longa foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com coprodução da Globo Filmes e GloboNews, e distribuição da H2O Films.

Através de uma linguagem ficcional, ilustrada por arquivos documentais, “Virgínia e Adelaide” narra o encontro de duas mulheres que inauguraram a psicanálise no Brasil. Em 1936, a psicanalista alemã Adelaide Koch, interpretada por Sophie Charlotte, escapa da perseguição nazista aos judeus fugindo para o Brasil. No ano seguinte, conhece Virgínia Bicudo, jovem pesquisadora negra vivida por Gabriela Correa, que se tornaria sua primeira paciente e a primeira psicanalista brasileira.

A entrega das protagonistas teve exaltação de ambos os diretores. “Não canso de me espantar com o trabalho da Gabriela e da Sophie no filme, é comovente ver duas grandes atrizes em ação. ‘Não há paisagem como o rosto humano’”, comenta Furtado, que também assina o roteiro do filme, com a colaboração de Thayná.

Postêr de Virgínia e Adelaide
Divulgação

A codiretora complementa: “Foi muito gratificante estar diante de uma dramaturgia muito bem escrita ganhando vida por meio dessas atrizes. Uma oportunidade gigante para mim ter dirigido elas”. “Virgínia e Adelaide” marca a estreia de Yasmin na direção de um longa-metragem.

Foi uma experiência muito importante para mim porque pude experimentar um novo modelo de produção, e modelos de produção afetam diretamente a criação”. O filme tem data de estreia nos cinemas prevista para o primeiro semestre de 2025.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Recife, tem 35 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista há 20 anos, sambista apaixonada pelo carnaval do Rio de Janeiro.
veja mais do autor

Últimas notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui