Na véspera do Dia das Mulheres, o filme Virgínia e Adelaide, inspirado nas primeiras psicanalistas do Brasil, ganha trailer oficial e confirma lançamento no dia 8 de maio. Dirigido pela estreante Yasmin Thayná e Jorge Furtado, o filme acompanha o encontro entre Adelaide Koch (Sophie Charlotte) e Virgínia Bicudo (Gabriela Correa), nomes que marcaram a história da psicanálise no país.
A produção é assinada pela Casa de Cinema de Porto Alegre, em coprodução da Globo Filmes e GloboNews, com distribuição da H2O Films. Virgínia e Adelaide se conheceram em 1937, no exato momento em que Getúlio Vargas decretava o Estado Novo. Ao longo de cinco anos de atendimento clínico, as duas construíram um forte laço, para além da relação paciente-psicanalista.
Superando suas diferenças culturais e desafiando as barreiras de uma sociedade estruturalmente racista e machista, Virgínia e Adelaide se tornaram grandes amigas e atuaram juntas pela evolução dos estudos da psicanálise no país.
O filme teve sua primeira exibição no Festival de Gramado, com presença das protagonistas e dos diretores. Depois, também passou pelo Festival do Rio, pela Mostra de São Paulo e pela Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande.