A animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em busca da Flecha Azul” será exibida pela primeira vez na Mostra Paralela Sessões Infanto Juvenis do 3º Festival Sul-americano de Bonito – Cinesur, que acontece de 25 de julho a 2 de agosto de 2025, no Mato Grosso do Sul.
No longa-metragem, com direção de Alê Camargo e Jordan Nugem e roteiro de Gustavo Colombo, a menina embarca em uma nova aventura para salvar a Amazônia e tornar-se a guardiã da Floresta. Com produção da Sincrocine Produções e coprodução Tietê Produções, Hype Animation, Brisa Filmes, Claro e RioFilme; codistribuição da RioFilme e distribuição da Paris Filmes, o filme tem estreia marcada nos cinemas no dia 20 de novembro de 2025.
Em “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em busca da Flecha Azul”, Mestre Aí, a ancestral e sábia bicho preguiça, que tem voz original da cantora Fafá de Belém, é responsável por treinar a jovem Tainá para um dia se tornar a Guardiã da Amazônia. Na aventura que chega às telas, a personagem conhecerá amigos especiais: Catu, Pepe e Suri. Inseparável, o quarteto embarca em uma jornada em busca da Flecha Azul, amuleto ancestral que guiará seu caminho para que guarde e proteja a floresta.
A história de Tainá marcou uma geração de crianças ao longo dos anos 2000, levando um grande público aos cinemas para assistirem aos três longas. Depois, a personagem ganhou uma série de animação que só no canal do Youtube já teve mais de 20 milhões de visualizações, além de um curta-metragem, livros e histórias em quadrinhos. O novo filme faz parte do mesmo universo da série animada e conta como os personagens que vemos nos episódios se conheceram. Tainá é uma personagem que mora no coração dos brasileiros.