Alexandros Avranas, já conhecido pelo tom perturbador de seus filmes, como “Miss Violence” e “Não Me Ame“, nesta quinta-feira dia 12 de junho, estará de volta aos cinemas com seu novo lançamento: Síndrome da Apatia.
Inspirados em casos reais da Suécia, o filme aborda uma família de refugiados políticos que imigraram para a Suécia em busca de uma nova vida. Suas esperanças são destruídas quando o pedido de asilo deles é rejeitado. A filha Katja, traumatizada por esse episódio, desmaia e subitamente entra em um “coma”, desenvolvendo uma condição conhecida como Síndrome de Resignação ou Apatia, explicada como uma autoproteção contra o sentimento de medo. Os pais, então, tentarão de tudo para conseguir o asilo e criar a atmosfera segura que sua filha precisa para despertar. Nos últimos anos, mais de 700 crianças ganharam diagnostico com a síndrome na Suécia e suas causas continuam um mistério.
Por abordar questões urgentes como acolhimento, direitos humanos, migração forçada, trauma e saúde mental, “Síndrome da Apatia” é um filme necessário, que traz à tona temas fundamentais para a nossa sociedade. O filme chega aos cinemas brasileiros com distribuição pela Imovision. A produção mantém 94% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, já no IMDb ganhou 6,6 de avaliação.