Tem mais Brasil no Festival de Cannes. O curta metragem “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, com participação especial de Gilberto Gil e Camila Pitanga, fará sua estreia mundial no festival francês dentro da competição de curtas da Semana da Crítica, mostra paralela de Cannes, que tem como objetivo destacar realizadores promissores.
A trama acompanha o carnaval de um gari, que, após perder sua irmã, encontra uma criança perdida na rua e decide ajudá-la. O filme tem protagonismo de Alexandre Amador e marca a estreia do ator-mirim Miguel Leonardo.
“Dirigir esse elenco foi uma das maiores honras da minha carreira. O filme é inspirado no repertório e filosofia de Gilberto Gil, tê-lo no elenco foi uma alegria imensa. Ao lado dele, os talentos luminosos de Camila Pitanga e do nosso protagonista Alexandre Amador formam um trio que brilha na tela”, declara Leonardo Martinelli.
O cineasta destaca ainda a importância da narrativa brasileira em um dos maiores eventos do audiovisual do mundo:
“Temos uma obra que reflete as belezas e contradições do Carnaval, além da força simbólica do trabalho de um gari durante essas festas.”
Para Lucas Rossi, da Baraúna Filmes, produtora do curta, a seleção para Cannes é especialmente significativa.
“Produzir este filme foi um desafio maravilhoso. A gente conseguiu unir um elenco e uma equipe repleta de gente talentosa e alto astral, eu acredito muito que tudo isso chega lá na tela. O filme é lindo e é uma viagem no tempo também, estou ansioso para ver na tela grande, com som alto e dentro de uma sala escura”, conta.
Com apoio da RioFilme, CNC e France Télévisions, o curta metragem “Samba Infinito” é uma co-produção da Baraúna Filmes, Pseudo Filmes e Les Valseurs.