quarta-feira, julho 2, 2025
InícioCinemaPúblico escolhe “A Procura de Martina” como Melhor Filme no Festival Internacional...

Público escolhe “A Procura de Martina” como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Uruguai

A Procura de Martina” foi eleito o Melhor Filme do 43º Festival Internacional de Cinema do Uruguai, segundo o voto popular. Dirigido por Márcia Faria e protagonizado pela argentina Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”), ao lado das atrizes Carla Ribas e Luciana Paes, o filme leva para as telonas o drama das Avós da Praça de Maio, mulheres que há quatro décadas buscam seus netos nascidos em cativeiro ou sequestrados durante a Ditadura Militar da Argentina. Distribuído pela Bretz Filmes, o longa chega ao circuito comercial brasileiro no dia 5 de junho.

Cartaz: Divulgação

Em 2024, “A Procura de Martina” ganhou também o prêmio de Melhor Filme na competição latino-americana do prestigioso 39ª Festival de Mar de Plata, na Argentina, após fazer sua estreia mundial no Festival do Rio, dentro da Première Brasil: Novos Rumos. Ainda no ano passado, o filme passou também pela 48ª Mostra de S. Paulo. 

A Procura de Martina” é uma coprodução Brasil-Uruguai, com participação das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, e as uruguaias Básico e Criatura. 

SINOPSE:

Martina é uma viúva argentina que procura há mais de trinta anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A urgência aumenta com o diagnóstico de Alzheimer. Ao descobrir que o neto pode estar no Brasil, Martina embarca em uma jornada onde passado e presente se misturam, transformando sua busca em uma luta contra o esquecimento. 

Mercedes Morán, Adriana Aizenberg, Carla Ribas, Luciana Paes, Cristina Banegas, Stella Rabello, Julia Bernat e Fernando Eiras estão no elenco do longa.   

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Olinda, tem 36 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista com 20 anos de carreira, apaixonada pela sétima arte e maratonista de séries. Desde criança, o rádio e televisão sempre foram suas companhias inseparáveis.
veja mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias