Em dia de estreia mundial em Gramado, “Pasárgada“, o primeiro filme dirigido por Dira Paes recebe cartaz e teaser oficiais. Selecionado para a mostra competitiva do festival, o longa teve exibição pela primeira vez em 13 de agosto. Estavam presentes a diretora, roteirista, produtora e protagonista da narrativa, o diretor de fotografia e produtor Pablo Baião, e a produtora Eliane Ferreira. Ao todo, sete longas-metragens participaram da competição.

A produção tem assinatura da Muiraquitã Filmes, Imã Filmes e Baderna Filmes, com coprodução da Globo Filmes. O filme teve distribuição da Bretz Filmes. Com patrocínio recebido do Banco da Amazônia, além de contar com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
“Pasárgada” surgiu de uma experiência pessoal de Dira Paes. Durante pandemia da Covid-19, a artista se isolou entre as montanhas do Arraial do Sana (Macaé, RJ), onde o longa foi rodado.
Irene é uma ornitóloga de 50 anos, que está fazendo uma pesquisa na floresta tropical para realizar um trabalho de mapeamento de pássaros. Guiada por Manuel, um mateiro vivido por Humberto Carrão, Irene se vê em face das suas escolhas e do resgate da sua essência.