O filme “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, será a abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá de 13 a 23 de agosto de 2025.
Estrelado por Denise Weinberg e outros, o filme estreia nos cinemas brasileiros em 28 de agosto pela Vitrine Filmes. O longa recebeu dois prêmios no Festival de Guadalajara: Melhor Filme e Melhor Interpretação.
“O Último Azul” também esteve no Sydney Film Festival, na Austrália, ao lado de outro longa brasileiro, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O diretor Gabriel Mascaro esteve no Festival australiano acompanhando a exibição do filme. Esta semana, o longa participa do Shanghai International Film Festival, também com a presença do diretor.
O filme ganhou o Urso de Prata e outros prêmios no Festival de Berlim e participa de vários festivais internacionais. O longa já passou por diversos festivais e está selecionado ainda para mais de 10 festivais pelo mundo até o meio do ano.
A trama se passa na Amazônia, num Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. O filme sobre resistência e amadurecimento recebeu inúmeros aplausos na Berlinale em fevereiro.
“O Último Azul” é mais uma parceria entre Gabriel Mascaro e a produtora Rachel Daisy Ellis, sendo a quinta colaboração da dupla nessa categoria. A Cinevinay (México) também produziu o filme em coprodução com a Globo Filmes, Quijote Films (Chile), Viking Film (Países Baixos), e distribuição da Vitrine Filmes no Brasil.