A rapper conhecida como Doechii, tem alcançado cada vez mais o mainstream, conheça mais sobre sua história e carreira abaixo.
Jaylah Ji’mya Hickmon, nasceu em 14 de agosto de 1998, mais conhecida profissionalmente como Doechii, é uma rapper, cantora e compositora americana. Ela ganhou destaque no TikTok com o sucesso viral de “Yucky Blucky Fruitcake” em 2021. Seu single de 2023 “What It Is (Block Boy)”, com participação de Kodak Black, marcou sua primeira entrada na Billboard Hot 100 e recebeu certificação de platina pela RIAA. Sua mixtape ‘Alligator Bites Never Heal’ de 2024 recebeu críticas favoráveis.
Como começou a carreira de Doechi na música?
Na juventude, ela começou a escrever poesia e rap durante o ensino médio, já fazendo música antes de 2014. Doechii lançou sua música de estreia “Girls” no SoundCloud em 2016 como @Iamdoechii. Certa vez, ela vendeu moletons com a frase “Fique acordado. Fique preto.“ em protesto à brutalidade policial, porém gerou reações negativas.
Um dos primeiros projetos de Doechii, Coven Music Session Vol. 1, teve lançamento em 2019, e seu EP de estreia “Oh the Places You’ll Go”, teve autofinanciamento e lançamento em 2020. A Rolling Stone o descreveu como uma mistura de pop, dance e hip hop. “Yucky Blucky Fruitcake”, single do EP lançado em setembro de 2020, foi inspirado em sua leitura The Artist’s Way tornando-se viral no TikTok em 2021, chamando a atenção das gravadoras.
Também em 2021, lançou seu segundo EP, Bra-Less; Ela participou da música “Wat U Sed” de Isaiah Rashad de seu álbum, “The House Is Burning”, que ela cantou com Rashad no 2021 BET Hip Hop Awards; e foi banda de abertura durante a turnê de 2021 do SZA. Desde então a rapper não sabia o que a esperava pela frente!
Com seu reinado no rap começando, em março de 2022, ela assinou contrato com a Capitol Records por Chris Turner (A&R) e Top Dawg Entertainment, tornando-a a primeira rapper feminina nesta última gravadora. Naquele mesmo mês, ela lançou “Persuasive”, seu primeiro single publicado pela Top Dawg, e apareceu como artista de destaque na música “Trampoline” de David Guetta e Afrojack, ao lado de Missy Elliott e Bia.

A mixtape recebeu uma indicação no 67º Grammy Awards de Melhor Álbum de Rap.
Em agosto de 2024, Doechii lançou sua terceira mixtape “Alligator Bites Never Heal”, com imensa recepção positiva da crítica. Pitchfork opinou-o como “seu lançamento mais ambicioso e musicalmente diversificado” repleto de “lados lúdicos e melódicos sem economizar no hip-hop contundente“.
Em outubro de 2024, Doechii participou da música “Balloon” de Tyler, the Creator de seu álbum Chromakopia. Doechii também aparece na música de Katy Perry, I’m His, He’s Mine.