InícioAgito CulturalMostra “macaBRo -Horror Brasileiro Contemporâneo" ganha 2° edição na CAIXA Cultural Rio...

Mostra “macaBRo -Horror Brasileiro Contemporâneo” ganha 2° edição na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

A mostra de cinema “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2” estará disponível na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio (R. do Passeio, 38 – Centro) de 1º a 20 de abril, com toda a programação inteiramente gratuita. Com o objetivo de apresentar filmes de terror/horror 100% brasileiros, produzidos de 2015 até a atualidade, os curadores Breno Lira Gomes e o pesquisador e crítico de cinema Carlos Primati selecionaram 25 longas-metragens e 11 curtas que exploram o medo e o sombrio, em suas diversas formas, a partir de uma forte experimentação visual e por meio de histórias horripilantes e marcantes. A iniciativa dá continuidade à primeira edição da mostra macaBRo, que teve realização no formato online, em 2020. A ação foi um sucesso, com mais de 550 mil acessos na plataforma de streaming Darkflix.  

Após cinco anos, a mostra retorna, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e vai homenagear os realizadores José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morto em 2020; Juliana Rojas e Marco Dutra, diretores de “As Boas Maneiras” e Rodrigo Aragão, conhecido como um dos maiores efeitistas do Brasil e pelos filmes de terror de baixo orçamento. Rodrigo, inclusive, vai participar do debate após a sessão de seu filme no dia 02/04, enquanto Juliana Rojas vai estar presente no dia 17/04 (confira a programação). 

Além de oferecer curso, palestras e debates, a mostra ressalta a diversidade do Brasil, com filmes da região sudeste, norte, nordeste e sul.

Entre os destaques estão: a primeira exibição, no Rio de Janeiro, da cópia restaurada de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)”, de José Mojica Marins, no dia 12 de abril, às17h20; e a sessão do inédito “Prédio Vazio”, de Rodrigo Aragão, no dia 1º de abril, às 18h10. O filme foi selecionado para o Festival de Tiradentes de 2024. 

A “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo” também traz obras aclamadas, como “Propriedade”, de Daniel Bandeira; “O juízo”, de Andrucha Waddington, “Raquel 1:1”, de Mariana Bastos; “Continente”, de Davi Pretto; e “O porão da rua do grito”, de Sabrina Greve; e “As boas maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra. Um catálogo com seis artigos inéditos também terá distribuição para aqueles que conferirem ao menos um filme da mostra. A programação completa está disponível no site e instagram da CAIXA Cultural.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Recife, tem 35 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista há 20 anos, sambista apaixonada pelo carnaval do Rio de Janeiro.
leia mais do autor

Últimas notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui