Segundo longa-metragem da cineasta Caru Alves de Souza e eleito melhor filme da competição Generation 14plus no Festival de Berlim de 2020, “Meu Nome é Bagdá” estreia na programação do Canal Brasil em 21 de junho, sábado, às 22h00.
A obra de Rafaella Costa foi selecionada para mais de 60 festivais internacionais e exibida em 100 cinemas na França.
O filme aborda temas como empoderamento feminino, assédio, machismo, homofobia e transfobia através da personagem Bagdá. Ela anda de skate com um grupo de meninos e passa tempo com a família. Quando Bagdá encontra skatistas, experimenta apoio e empoderamento, mas enfrenta assédio e machismo.
A skatista Grace Orsato faz sua estreia no cinema como protagonista. No elenco estão ainda Gilda Nomacce, a cantora e atriz Karina Buhr e a atriz trans Paulette Pìnk.
A produção ganhou 14 prêmios internacionais, incluindo melhor filme e melhor direção no Nordic International Film Festival em Nova York. Grace Orsato ganhou prêmio do público de melhor atriz no Festival de Cine de Lima PucP.
“Estar na programação do Canal Brasil é importante para a carreira do filme, pois significa chegar a um público que conhece e aprecia a produção audiovisual brasileira. Estamos extremamente felizes”, diz a diretora Caru Alves de Souza.
Para a crítica especializada, o filme é um “manifesto feminista para mostrar a todos e todas que a mulher pode tudo que ela quiser. Seguindo a jovem Bagdá, de 17 anos, passamos a ter uma visão do que é ser mulher e adolescente na periferia de São Paulo. Tendo o skate, como fio condutor vemos um retrato da sociedade preconceituosa, machista e homofóbica em que vivemos”.
“De Menor” (2013), primeiro filme da diretora, foi vencedor da Première Brasil do Festival do Rio. A realizadora finalizou recentemente “De Menor – A Série” (2025), ainda inédita, e prepara o longa “Uma Cidade Para Christine”, também uma produção da Manjericão Filmes.
Ainda no mês de junho, o Canal Brasil reapresenta “Meu Nome é Bagdá” nas seguintes datas e horários:
23/06, segunda-feira, às 17h15
25/06, quarta-feira, às 11h50
27/06, sexta-feira, às 17h55
29/06, domingo, às 20h30