terça-feira, junho 24, 2025
InícioMúsica‘Mato Grosso’, single de Marcela Brandão, estreia dia 30 de maio

‘Mato Grosso’, single de Marcela Brandão, estreia dia 30 de maio

A cantora e compositora Marcela Brandão lançará o single “Mato Grosso” dia 30 de maio, sexta, em todas as plataformas de música. A canção, com produção musical assinada por Luã Yvys, é o segundo single do álbum “Pedra Gigante”, que sai dia 27 de junho e aborda a identidade artística e pessoal de Marcela, utilizando metáforas para exaltar sua relação com o Brasil profundo. Um visualizer acompanha o lançamento no YouTube.

Para Marcela, a faixa é uma metáfora que a representa profundamente: “Eu me vejo inteira no caos dessa música. Um pouco bicho do mato, um pouco bicho solto, com coração inquieto e cabeça indomável. Mas também com um corpo que pede calma e sossego. Essa música sou eu”, afirma.

Composta por André Moreno – do duo FESTIM -, a música nasceu do desejo do compositor de escrever algo especialmente para Marcela — inspirado tanto pelo encantamento com sua sonoridade quanto pela afinidade imediata que surgiu entre os dois. Foi a partir dessa conexão que André teve a ideia de compor uma música que evocasse, por meio de metáforas, o Brasil profundo, a natureza e a força das imagens do interior.

“A ideia era evocar imagens do Mato Grosso como um lugar duro e desconhecido. Aos poucos, esse espaço vai sendo acessado, compreendido, até surgir uma convivência harmônica. Essa trajetória simboliza o amor, um sentimento inicialmente fechado e inseguro. Com o tempo, ele se abre, permitindo conhecer e ser conhecido. É um processo de descoberta mútua”, explica André.

A sonoridade da faixa reforça essa ambientação poética. Com produção de Luã Yvys e arranjos em parceria com Bruno Piazza, a escolha dos instrumentos foi guiada pelo desejo de evocar a natureza em suas sutilezas: o sopro da flauta, o cheiro de mato, o som do vento. A presença da sanfona e do violão trouxe à música uma textura rica, orgânica e profundamente brasileira.

A primeira coisa que eu fiz questão, foi a flauta. A flauta evoca o cheiro de mato, evoca o vento, essas coisas da natureza que a gente não pega nas mãos. O violão e a sanfona eram os ‘instrumentos esqueletos’. E para além da instrumentação, a escolha de quem vai executar era muito importante e isso o Luã fez com maestria”, revela a artista.

As referências musicais do projeto também foram fundamentais para guiar a construção de “Mato Grosso”. Discos como “AR” e “AR 2”, de Almir Sater e Renato Teixeira, além de “A Letra A”, de Nando Reis, serviram como bússolas estéticas, com sua linguagem rural refinada e letras carregadas de emoção. 

“‘Mato Grosso’ é uma misto de amor, liberdade, coragem e mansidão”, conclui Marcela.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Olinda, tem 36 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista com 20 anos de carreira, apaixonada pela sétima arte e maratonista de séries. Desde criança, o rádio e televisão sempre foram suas companhias inseparáveis.
veja mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias