segunda-feira, junho 23, 2025
InícioLivros & HQ'sMaria Gal lê trechos de “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de...

Maria Gal lê trechos de “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, na Bienal do Livro do Rio na terça-feira (17)

Em preparação para viver Carolina Maria de Jesus na cinebiografia “Carolina”, a atriz e produtora Maria Gal participa de sarau em homenagem à autora na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 17. Maria Gal realiza a abertura do sarau, lendo trechos de “Quartos de Despejo – Diário de uma Favelada”. A atividade é parte da celebração a autores negros e vozes que transformaram a cultura brasileira, e contará com a presença de Vera Eunice, filha de Carolina Maria de Jesus, e diversos escritores que têm suas vidas e obras inspiradas pela escritora.

Ler Carolina é um ato de memória e também de resistência. Sua escrita é urgente, necessária e profundamente humana. Trazer sua voz para a Bienal é mais do que uma homenagem: é garantir que ela continue sendo ouvida pelas novas gerações”, afirma a artista.

O evento, que acontece na Praça Além da Página, ajuda a aquecer público e mercado para produção cinematográfica que contará, nas telonas, a história da primeira escritora negra do Brasil a vender mais de um milhão de livros. Dirigido por Jeferson De e roteirizado por Maíra Oliveira, “Carolina” foi apresentado recentemente por Maria Gal — que também atua como produtora do filme — no Marché du Film, no Festival de Cannes.

Uma coprodução Move Maria, Raccord Produções, Buda Filmes e Globo Filmes, “Carolina” conta a história de Carolina Maria de Jesus, que, com apenas dois anos de educação formal, publicou “Quarto de Despejo”, sucesso editorial que rompeu barreiras e foi traduzido para mais de 40 países. A distribuição do filme é da Elo Studios.

E vale lembrar que a autora Carolina Maria de Jesus será enredo da escola de samba carioca Unidos da Tijuca para o carnaval 2026. O enredo — que agradou muito os torcedores da agremiação — será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Olinda, tem 36 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista com 20 anos de carreira, apaixonada pela sétima arte e maratonista de séries. Desde criança, o rádio e televisão sempre foram suas companhias inseparáveis.
veja mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias