Os diretores e roteiristas baianos Marcelo Lima e Tais Amordivino estão produzindo o documentário “Histórias de Roteiristas Negros”, um projeto histórico que visa traçar um panorama inédito sobre o trabalho de roteiristas negros no audiovisual brasileiro.
“Histórias de Roteiristas Negros” está em gravação em quatro estados, registrando as contribuições fundamentais de roteiristas negros para o audiovisual brasileiro.
Serão entrevistados quinze roteiristas, muitos deles autores de grandes sucessos. Entre eles estão os baianos Ceci Alves, Elísio Lopes Jr. e Gildon Oliveira. A lista de entrevistados de destaque inclui também Marton Olympio, Mariana Jaspe, Renata Andrade, Thaís Pontes, Luh Maza, André Novais, Paulo Lins e Estevão Ribeiro.

Foto: Wendell Assis
A produção, com equipe majoritariamente negra, valoriza vozes marginalizadas e dá visibilidade aos profissionais que atuam nos bastidores de obras amplamente assistidas.
Inspirado em “O Roteirista”, o documentário combina entrevistas e a narração de trajetórias, criando um registro essencial para a memória cultural do Brasil. A estreia está prevista para 2026.





