A atriz e influenciadora Julia Mendes, de 35 anos, formada em artes cênicas desde 2009, com mais de 6 novelas no currículo, bateu um papo conosco, onde falou sobre sua paixão pela atuação desde criança, trajetória no teatro e TV e trouxe mais de seus futuros projetos. Confira!
“Olha, eu sempre quis ser atriz desde pequena! A atuação sempre me rondou desde os mínimos detalhes. Fui aquela criança que fui fazer teatro com 8 anos, um ‘tabladinho’, um tablado para crianças, e depois fui para o tablado. Na família sempre fui aquela pessoa que colocava os primos para atuar no Natal, fazia noite de poesias… enfim, eu sempre estava neste lugar artístico e de união da minha família.
Eu nunca tive um plano B, meu plano A sempre foi o único, que sempre foi ser atriz! Me comunicar através da arte. Graças a Deus, que meus pais sempre me apoiaram muito, o que foi ótimo, porque realmente é uma profissão muito instável, onde você ser realmente bom no que faz não significa muito, ou seja, não é uma profissão meritocrática.“
“Fiz minha faculdade, sou formada em teatro! Montei minha companhia de teatro; saí para morar fora, em Nova York por um tempo, onde estudei com uma diretora norte-americana chamada Anne Bogart, que tem um método único, bastante corporal, o que é essencial no teatro.”, concluiu.
Sobre sua carreira na televisão, iniciando nas novelas da TV Globo, Julia Mendes teceu: “Tive o convite para fazer minha primeira novela na Globo, ‘Salve Jorge’, em 2013. Foi minha primeira novela, escrita por Glória Perez e dirigida por Marquinhos, e foi super interessante, pois meu contato era apenas com o teatro. E novela não é pior e nem melhor do que teatro, é apenas um novo modo de atuar e trabalhar como atriz.
Minha personagem era uma polonesa, Zoé, e no meu núcleo eram Zezé Polessa e Antônio Caloni, que foram maravilhosos! Sempre bate aquele medinho, minha primeira novela… você não sabe como é trabalhar com esses grandes nomes, e eles foram pessoas maravilhosas. Às vezes eu voltava das gravações com a Zezé de carro, e uma coisa que a princípio você achava tão distante, acaba sendo desmistificado, pois são todos juntos em prol da obra.”
Já em ‘Mar do Sertão’, Julia Mendes contracenou com grandes nomes como Débora Bloch e Renato Goés, e contou um pouco sobre como foi atuar nesta novela. “Maravilhosa a Débora! Sempre foi uma das minhas favoritas, e como atriz, assim, atua como ninguém! Tive cenas com ela, que tem um astral incrível! Topa bater texto no camarim, troca e dá dicas… foi ótimo! Renatinho também é um querido! Super atencioso e generoso. Eu acho que a generosidade destes grandes atores é muito bonita! Não tem soberba de saber mais do que alguém, é tudo em prol da obra, sabe?”
A atriz e também influenciadora falou mais sobre sua carreira na internet e como ela administra: “A pessoa, quando escolhe ser ator, pensa muito na elegância, o que eu acho muito errado! Para mim, não existe essa elegância para quem não são grandes nomes, é uma carreira para os corajosos. A arte precisa de pessoas que não conseguem fazer outra coisa a não ser atuar, que seja quase que um dever divino, sabe? Você precisa amar muito e ter muita resiliência neste meio. Mas graças às redes sociais, consigo ser bem resiliente. Eu criei este canal, o ‘Juju Me Conta Tudo’, onde eu faço publicidade de marcas no Instagram e apareço na mídia, nisso eu só tenho a agradecer. A rede social me proporciona lidar de maneira mais tranquila nas instabilidades da carreira de atriz.”
Sobre as polêmicas envolvendo influenciadores nas novelas, Julia Mendes deu sua opinião: “Desde que o mundo é mundo, isto existe! Agora chamam de influenciador, mas, por exemplo, a Marilyn Monroe era modelo, mas fazia filmes, e isso acontecia porque chamava a audiência. Eu, como atriz, que estudei e fiz anos de teatro, obviamente às vezes penso sobre o porquê de eu não estar lá, nos lugares de influenciadores, mas este pensamento não ajuda em nada! Ter um influenciador fazendo parte da novela faz parte do negócio, a meu ver, é fácil de entender que eles estão ali para darem audiência. Querem chamar mais público! Não adianta nos atores gostarmos ou não, precisamos entender o mecanismo midiático.”
A influenciadora, atriz e apresentadora também é escritora, e lançará um livro em breve: “Meus seguidores sempre me pediram isso, e eu comecei a entender que este livro já estaria montado. Meu livro seria um compilado de tudo o que eu falo, desde relacionamentos a amor-próprio e autoestima, sobre nossa relação com a vida, rotina, sobre encontrar beleza na simplicidade! No acordar, no estar vivo. As redes sociais propagam uma felicidade tão engessada e distante da nossa realidade, que achamos sermos infelizes, e, na verdade, somos não infelizes, mas devemos trabalhar o nosso olhar para as pequenas coisas. É disto que meu livro se trata! O ‘Juju Me Conta Tudo’ no livro.”, finalizou ela.