Após uma bem-sucedida passagem por festivais e premiações, 3 Obás de Xangô ganha sessões especiais abertas ao público, com ingressos já disponíveis com presença do diretor e roteirista Sérgio Machado. O documentário chega aos cinemas no dia 4 de setembro.
A primeira sessão acontece em Salvador, nesta quinta-feira (27), às 19h30, no Cine Glauber Rocha. Em seguida, o filme será exibido em São Paulo, no dia 1º de setembro, às 20h30, no Espaço Itaú Petrobras. Já no dia da estreia nacional, 4 de setembro, será a vez do Rio de Janeiro, com sessão às 20h30, no Estação NET Gávea.
Narrado por Lázaro Ramos e com presença de amigos e familiares dos artistas retratados, o longa já coleciona importantes reconhecimentos: venceu o Grande Otelo de Melhor Documentário em Longa-Metragem, foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes, recebeu o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio e conquistou ainda o Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro na Mostra de São Paulo. O documentário é coproduzido por várias empresas.
3 Obás de Xangô destaca a amizade e a parceria cultural de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, considerados tradutores da identidade baiana. Unidos pela paixão pela Bahia e pelo candomblé, os três receberam o título honorífico de Obá de Xangô, concedido no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, e transformaram a arte em expressão de espiritualidade e cultura.