sábado, julho 12, 2025
InícioNotíciaDia Nacional do Funk terá evento gratuito com Tati Quebra Barraco neste...

Dia Nacional do Funk terá evento gratuito com Tati Quebra Barraco neste sábado (12) no Museu de Arte do Rio

Em celebração ao primeiro Dia Nacional do Funk, neste sábado (12), a Kenner promoverá um evento gratuito e aberto ao público no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, exaltando as raízes do ritmo que representa a identidade cultural carioca. A marca se uniu à jornalista Michele Miranda, autora do livro “Funk Delas – A história contada pelas mulheres”, e vai realizar um talk show com Tati Quebra Barraco, ícone do funk carioca, que será mediado pela escritora. O evento terá shows da cantora do sucesso “Boladona”, do cantor FBC, dono do hit “De Kenner”, e da MC Nem, além de apresentações de DJs como Iasmin Turbininha e Duh Povo.

O aulão de passinho com o dançarino Pablinho Fantástico também vai movimentar a cena. Voltada à literatura, haverá uma mesa especial com autores nascidos na periferia, como MC Martina, Pedro Machado e Rodrigo Santos, com mediação de Aládia Araújo, além de uma feira literária com títulos que abordam o gênero musical.

Com a proposta de conectar música, cultura e comportamento, o evento simboliza um manifesto de identidade no Rio de Janeiro. A Kenner construiu sua história em meio ao funk e à cultura de favela e periferia, e agora tem a oportunidade de comemorar o primeiro Dia Nacional do Funk. A data foi instituída no dia 31 de julho de 2024 em homenagem ao Baile da Pesada, festa que ajudou a popularizar o ritmo na década de 1970”, comenta Lucas Rodrigues, coordenador de Branding e Comunicação da Kenner.

Segundo Michele Miranda, que também é responsável pela curadoria do evento, faltava no calendário brasileiro celebrar o Dia Nacional do Funk. Para ela, “essa é uma manifestação cultural e artística das mais importantes que temos no país. Além disso, trata-se de um dos gêneros mais consumidos nas plataformas de streaming e com maior potencial de exportação e internacionalização”, ressalta.

O Dia Nacional do Funk celebra a força cultural de um ritmo musical que ganhou força e potência ao longo dos anos. O Museu de Arte do Rio reconhece o ritmo como expressão legítima de identidade, resistência e potência criativa brasileira. Não é à toa que a nossa exposição sobre o FUNK: Um grito de liberdade está hoje em cartaz na França. O MAR reconheceu – através da exposição – que o funk já ganhou o mundo ao ter se internacionalizado como estilo musical que dialoga com muitas vozes e representa nossa cultura diversa, inquieta, ousada e livre. Este é o nosso objetivo: proporcionar ao público um encontro com a dimensão desse tão significativo movimento da cultura carioca e brasileira”, destaca Marcelo Velloso, diretor-executivo do MAR.

A Kenner brindou os seus 36 anos de trajetória com o “Baile da Kenner” no MAR, em agosto passado. Reunindo artistas como Anitta, embaixadora e diretora criativa de sua collab com a marca, L7nnon, que também assina uma collab exclusiva, FBC, Tasha e Tracie e BK’, a Kenner promoveu uma verdadeira imersão no funk carioca. À época, também montou uma exposição para apresentar sua linha do tempo ligada à cultura e à música.

Serviço:

Kenner apresenta: Dia Nacional do Funk no MAR
Data: 12/07/2025
Horário: 13h às 21h
Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada: gratuita

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Olinda, tem 36 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista com 20 anos de carreira, apaixonada pela sétima arte e maratonista de séries. Desde criança, o rádio e televisão sempre foram suas companhias inseparáveis.
veja mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias