A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove neste sábado (12), às 18 horas, mais uma edição do Cine Fórum (a sessão de n.º 40), atividade cultural gratuita que integra o calendário mensal da instituição, comandada pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. Neste mês, será exibido o filme “Gritos e Sussurros”, clássico de 1972. O encontro, que acontece na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), é aberto e gratuito.
“Gritos e Sussurros” foi o primeiro grande filme que destacou a poesia da cor vermelha e trouxe significado a ela no cinema. Depois disso, outros diretores como Dario Argento e David Lynch, passaram a utilizar a cor na fotografia de suas obras, mas foi Ingmar Bergman que fez isso primeiro. “Bergman transformou essa cor em um símbolo. ‘Gritos e Sussurros’ é uma das poucas obras em que ele conseguiu realizar exatamente o que imaginou. E ainda há uma curiosidade intrigante sobre sua produção e distribuição que vamos contar somente no dia 12”, comenta Marcos de Castro. O filme venceu em 1974 o Oscar de ‘Melhor Fotografia’.

O diretor nasceu em 14 de julho de 1918 e morreu em 30 de julho de 2007 no mês de julho e, com isso, os Gêmeos do Cinema irão homenageá-lo nesta edição do Cine Fórum. Julho ficou marcado como o mês de Bergman. “Bergman revolucionou o cinema sueco com uma linguagem única. Seus filmes são inimitáveis. Quando alguém tenta fazer referência a ele, soa forçado. Só Bergman conseguiu tornar esse estilo algo natural na narrativa”, afirma André de Castro.
Marcos de Castro acrescenta que Bergman conseguiu captar “a alma humana” em seus filmes, reforçando a importância do diretor para a história do cinema. “Ele é o único cineasta que fez isso com maestria. Tem sido um prazer estudar sua obra, assistir documentários, ler sobre ele, inclusive o livro escrito pela ex-parceira. Vamos homenagear esse grande artista, que pode surpreender os participantes do Cine Fórum ao perceberem que ele era, acima de tudo, uma pessoa comum”, conclui.
SERVIÇO:
Cine Fórum – “Gritos e Sussurros” (1972)
Data: 12/07 (sábado), às 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito