Exibido pela primeira vez no Festival de Gramado, Cinco Tipos de Medo, do diretor Bruno Bini, se consagrou como o grande vencedor da edição 2025. Além do prêmio de Melhor Filme, o thriller conquistou mais três Kikitos: Melhor Ator Coadjuvante, para Xamã, estreante nas telonas; Melhor Roteiro e Melhor Montagem, ambos assinados pelo próprio Bini. A sessão de estreia do filme ocorreu em 21 de agosto.
Os atores e grande parte da equipe do longa, incluindo Bella Campos, Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen e Rodrigo Fernandes, estiveram presentes. O longa é uma coprodução da Plano B Filmes (MT) e Druzina Content (RS), em parceria com a Quanta, com distribuição da Downtown Filmes.
Bruno Bini retorna ao Festival de Gramado, após apresentar o curta S2 em 2015, e comemora como histórica a vitória de seu longa, o primeiro de Mato Grosso a ganhar o Kikito principal, destacando o esforço coletivo do cinema local e o potencial das histórias do interior do Brasil.
O roteiro se inspira em um caso real na periferia de Cuiabá, onde moradores se uniram para pagar a fiança de um líder do tráfico. O filme marca também a estreia de Bella Campos (Vale Tudo) no cinema, interpretando Marlene, uma enfermeira observada de perto pelo traficante Sapinho (Xamã) e envolvida em uma trama de suspense e romance com seu antigo paciente Murilo (João Vitor Silva).
Cinco Tipos de Medo deve passar por festivais internacionais antes de estrear nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2026.