A parceria entre o Instituto Riachuelo e o diretor criativo Airon Martin foi apresentada no desfile da Misci para o Verão 2026. A atriz Camila Pitanga vestiu o sobretudo no Festival de Cannes.
A criação une bordado tradicional da Casa das Bordadeiras com uma interpretação contemporânea de Airon. A peça foi originalmente desfilada pela modelo Laís Ribeiro, simbolizando moda, cultura e impacto social.
Para Airon Martin, diretor criativo da Misci, a peça representa “a força do trabalho artesanal brasileiro como linguagem de moda universal. Levá-la de Timbaúba a Cannes é afirmar que o Brasil tem muito a dizer — e a vestir — no cenário global.”
Foi em uma expedição criativa ao Rio Grande do Norte que o projeto surgiu para mostrar o que torna o Brasil único e como essas raízes podem inspirar e transformar a moda nacional.
“A parceria com o Airon reafirma nosso compromisso em valorizar a moda brasileira em toda a sua complexidade – do design à produção. É um projeto que valoriza as técnicas artesanais do Nordeste, especialmente do Rio Grande do Norte, e promove uma moda identitária.“