InícioCinema“A Queda do Céu” vence como Melhor Documentário no Festival de Guanajuato...

“A Queda do Céu” vence como Melhor Documentário no Festival de Guanajuato no México

Depois de uma estreia emblemática em Cannes, “A Queda do Céu” foi premiado como Melhor Longa-Metragem Documentário no Festival Internacional de Guanajuato, no México. Dirigido por Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha, o filme concorreu com outros 7 longas estrangeiros, produzidos nos Estados Unidos, França, Bélgica, Paquistão, Qatar, Hungria, Chile, Alemanha e Irlanda. O anúncio foi feito no dia 28 de julho, em uma cerimônia realizada no Teatro de la Ciudad, em Irapuato.

A Queda do Céu vence como Melhor Documentário
Divulgação: Primeiro Plano

A justificativa apresentada pelo júri ressaltou a qualidade das produções documentais em disputa: “Por favor, considere isso uma honra extraordinária, pois a competição foi acirrada e o júri desta categoria, composto por Juliana Fanjul, Elena Fortes e Steve Holmgren, apresentou padrões muito elevados”.

Ainda assim, a coprodução Brasil-Itália se destacou pela sensibilidade da narrativa: “Eles decidiram premiar seu filme pela urgência da mensagem, pela paisagem sonora envolvente e pela profunda experiência visual, além do profundo respeito e confiança com o povo Yanomami.”

Antes de chegar ao Brasil, o longa tem outras passagens marcadas pelo mundo. Selecionado para a mostra competitiva do Festival de Lima, que acontece em agosto, o filme terá sua primeira exibição sulamericana em um dos principais eventos cinematográficos do continente. Ainda este ano, a produção também participa do Melbourne International Film Festival (Austrália), DokuFest (Kosovo) e Festival La Manufacture d’Idées 2024 (França).

“A Queda do Céu” teve sua primeira exibição na Quinzena de Cineastas, mostra paralela de Cannes voltada para o cinema marcado pelo risco e autoralidade. A sessão aconteceu no dia 19 de maio, com a presença dos diretores e dos autores do livro que inspirou o filme: o xamã Yanomami Davi Kopenawa, um dos maiores líderes indígenas do mundo, e o antropólogo francês Bruce Albert.

Assim como o público presente, que aplaudiu de pé a produção, os veículos estrangeiros foram cativados pela potência da narrativa apresentada pela primeira vez no evento francês.

O roteiro é centrado na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes dos falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento. A partir de três eixos fundamentais do livro (Convite, Diagnóstico e Alerta), o filme apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a vingança da Terra. Produzido pela Aruac Filmes, o filme é uma coprodução Brasil-Itália, da Hutukara Associação Yanomami e Stemal Entertainment com Rai Cinema, e de Les Films d’ici.

O diretor Eryk Rocha entende a função de “A Queda do Céu” e em mostrar a relação entre os povos Yanomami e os napë (os não-indígenas). “O nosso desejo no filme é de que a cultura yanomami seja vista como uma cultura viva, contemporânea e florescente, mas também que a cultura napë veja a si mesma a partir de uma perspectiva xamânica e de uma geopolítica contracolonial”, explica o cineasta.

A diretora Gabriela Carneiro da Cunha complementa: O diretor Eryk Rocha entende a função do filme em mostrar a relação entre os povos Yanomami e os napë (os não-indígenas). “O nosso desejo no filme é de que a cultura yanomami seja vista como uma cultura viva, contemporânea e florescente, mas também que a cultura napë veja a si mesma a partir de uma perspectiva xamânica e de uma geopolítica contracolonial”, explica o cineasta.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja é natural de Recife, tem 35 anos. É fundadora e editora-chefe do site. Jornalista há 20 anos, sambista apaixonada pelo carnaval do Rio de Janeiro.
veja mais do autor

Últimas notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui