A cidade do Rio de Janeiro sediará, em 23 de novembro, a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ Rio, uma das maiores manifestações de diversidade da América Latina, realizada na Avenida Atlântica, no Posto 5 com concentração a partir das 11h.
Foco e tema:
Com o tema, “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”, a edição celebra três décadas de resistência, conquistas e protagonismo, reforçando o papel histórico do movimento na luta por direitos, cidadania e contra a discriminação. O tema propõe uma reflexão sobre as lutas passadas (como as de 1990) e os avanços atuais (união estável e retificação de nome/gênero).
Programação e atrações:
Desfile de trios elétricos, ações de conscientização, valorização da diversidade e foco em sustentabilidade (social, ambiental e política). A cantora baiana e ativista Daniela Mercury, que virá no trio do patrocinador Grindr, será a atração principal.
O trio principal contará com shows de Aretuza Lovi, Romero Ferro, Traemme, Kako e Eddylene Água Suja. DJs Thales Sabino, Vini Benincasa + Paranoia e Clementaum completam a programação. A programação engloba uma semana de atividades culturais, seminários, lançamentos de livros e premiações, reforçando o diálogo social e a cidadania.
Cláudio Nascimento (Grupo Arco-Íris) celebra as conquistas da Parada do Orgulho LGBT+ Rio. Ele reforça a luta contínua por igualdade, segurança, respeito e políticas públicas.




