Fundada em 2024 por Daniel Pech e Felipe Lopes, a Retrato Filmes emergiu rapidamente como uma das distribuidoras mais promissoras do Brasil, pautada por uma curadoria minuciosa e um compromisso com filmes de projeção internacional e alto potencial de diálogo com públicos diversos.
Em pouco mais de um ano, a empresa já levou às telas obras premiadas em festivais de prestígio, ampliando significativamente seu alcance e impacto.
Destaque nos maiores festivais brasileiros
A força da Retrato se confirma este ano com uma presença de peso em dois dos maiores festivais de cinema do país:
Festival do Rio (2 a 12 de outubro): A Retrato Filmes exibirá os brasileiros “Ruas da Glória” e “Criaturas”, além dos internacionais “Dois Procuradores” e “Surda”. A seleção inclui ainda o relançamento especial de “Amores Brutos”, em parceria com a MUBI.
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: A Retrato Filmes garante o prestígio da abertura do evento, em 15 de outubro, com “Sirât”. O filme de Oliver Laxe foi vencedor do prêmio do júri em Cannes e é o representante da Espanha no Oscar.
Histórico de impacto e representatividade
Com um foco inicial em relevância artística e representatividade, a Retrato Filmes estreou em 2024 lançando obras premiadas, como “Alma do Deserto” (vencedor do Queer Lion em Veneza) e “Salão de Baile: This is Ballroom” (premiado no Festival do Rio).
Em 2025, a Retrato Filmes ampliou sua atuação no cinema internacional, lançando o aclamado “Maré Alta” e relançando em 4K o clássico de David Lynch, “Cidade dos Sonhos”, que permaneceu em cartaz por 24 semanas.
Expansão apoiada em investimento estratégico
Com o apoio de investimentos privados obtidos através da parceria com a MUV Capital, a Retrato Filmes fortaleceu seu catálogo com grandes sucessos internacionais, como o premiado “Surda” (Berlim) e o aclamado “Mãe e Filho” (Cannes).
“Ter filmes como ‘Ruas da Glória’ na competição do Festival do Rio e ‘Sirât’ como a grande abertura da Mostra de São Paulo expressa nosso compromisso em buscar um cinema de qualidade, forte e que se destaque nas salas pelo Brasil”, afirma Daniel Pech.
Para o futuro, Felipe Lopes complementa: “Queremos crescer ainda mais, ampliar as nossas aquisições para a América Latina e levar nossos filmes para as diferentes telas e mídias, conquistando cada vez mais público”.