sexta-feira, outubro 3, 2025
InícioFilmesRetrato Filmes: Curadoria afiada e sucesso acelerado no mercado de distribuição

Retrato Filmes: Curadoria afiada e sucesso acelerado no mercado de distribuição

Fundada em 2024 por Daniel Pech e Felipe Lopes, a Retrato Filmes emergiu rapidamente como uma das distribuidoras mais promissoras do Brasil, pautada por uma curadoria minuciosa e um compromisso com filmes de projeção internacional e alto potencial de diálogo com públicos diversos.

Em pouco mais de um ano, a empresa já levou às telas obras premiadas em festivais de prestígio, ampliando significativamente seu alcance e impacto.

Destaque nos maiores festivais brasileiros

A força da Retrato se confirma este ano com uma presença de peso em dois dos maiores festivais de cinema do país:

Festival do Rio (2 a 12 de outubro): A Retrato Filmes exibirá os brasileiros “Ruas da Glória” e “Criaturas”, além dos internacionais “Dois Procuradores” e “Surda”. A seleção inclui ainda o relançamento especial de “Amores Brutos”, em parceria com a MUBI.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: A Retrato Filmes garante o prestígio da abertura do evento, em 15 de outubro, com “Sirât”. O filme de Oliver Laxe foi vencedor do prêmio do júri em Cannes e é o representante da Espanha no Oscar.

Histórico de impacto e representatividade

Com um foco inicial em relevância artística e representatividade, a Retrato Filmes estreou em 2024 lançando obras premiadas, como “Alma do Deserto” (vencedor do Queer Lion em Veneza) e “Salão de Baile: This is Ballroom” (premiado no Festival do Rio).

Em 2025, a Retrato Filmes ampliou sua atuação no cinema internacional, lançando o aclamado “Maré Alta” e relançando em 4K o clássico de David Lynch, “Cidade dos Sonhos”, que permaneceu em cartaz por 24 semanas.

Expansão apoiada em investimento estratégico

Com o apoio de investimentos privados obtidos através da parceria com a MUV Capital, a Retrato Filmes fortaleceu seu catálogo com grandes sucessos internacionais, como o premiado “Surda” (Berlim) e o aclamado “Mãe e Filho” (Cannes).

Ter filmes como ‘Ruas da Glória’ na competição do Festival do Rio e ‘Sirât’ como a grande abertura da Mostra de São Paulo expressa nosso compromisso em buscar um cinema de qualidade, forte e que se destaque nas salas pelo Brasil”, afirma Daniel Pech.

Para o futuro, Felipe Lopes complementa: “Queremos crescer ainda mais, ampliar as nossas aquisições para a América Latina e levar nossos filmes para as diferentes telas e mídias, conquistando cada vez mais público”.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja, 36 anos, é natural de Olinda e fundadora do site, onde também atua como editora-chefe. Jornalista há 20 anos, tem no cinema uma de suas maiores paixões e é uma verdadeira maratonista de séries. Desde criança, rádio e televisão sempre fizeram parte da sua vida, alimentando a curiosidade e o entusiasmo que hoje se refletem em sua trajetória no jornalismo cultural.
leia mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas em destaque