“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, segue em agitada trajetória internacional. Além de ter todas as suas sete sessões de pré-estreia em Portugal, nesta semana, já esgotadas, nesta segunda-feira (21) foi anunciada a sua première canadense, confirmada para o 50º Festival de Cinema de Toronto, que acontece entre os dias 4 e 14 de setembro. O filme fará parte das “Special Presentations”, onde divide espaço com produções de cineastas como Jafar Panahi, Guillermo del Toro e Richard Linklater.
“Estou muito contente. Já estive em Toronto com ‘Aquarius’, ‘Bacurau’ e ‘Retratos Fantasmas’, e esse anúncio é o primeiro de uma longa lista de festivais importantes na América do Norte”, conta Kleber Mendonça Filho.
Anteriormente, o filme passou também pelo Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia, Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, e pelos festivais franceses Cinéma Paradiso Louvre – onde foi exibido gratuitamente e ao ar livre nos jardins do Museu do Louvre – e Cannes, onde fez sua estreia mundial e garantiu os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho; Melhor Ator, para Wagner Moura; Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
“O Agente Secreto” estreia no Brasil no dia 6 de novembro, mas já em setembro e outubro, recebe uma série de sessões especiais pelo país. O longa tem ainda estreia confirmada em 94 países.