sexta-feira, outubro 3, 2025
InícioFilmesAcademia Brasileira de Cinema abre inscrições para filmes concorrentes a uma vaga...

Academia Brasileira de Cinema abre inscrições para filmes concorrentes a uma vaga no Oscar

A Academia Brasileira de Cinema abriu nesta segunda, dia 21 de julho, as inscrições para os filmes que vão concorrer a uma vaga entre os indicados ao prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional na 98ª edição do Oscar, que será realizada no dia 15 de março de 2026. A Academia é a única entidade responsável pela seleção do filme brasileiro que concorre à indicação. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto através deste site.

A Comissão de Seleção, composta por 15 membros titulares e 5 suplentes, se reunirá no dia 8 de setembro para a escolha de uma pré-lista de seis títulos e no dia 15 de setembro para a decisão final do título escolhido.

Podem ser inscritos filmes que estrearam em salas de cinema entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025 e estiveram em cartaz por pelo menos sete dias consecutivos em cinemas comerciais com fins lucrativos em benefício de seu produtor e exibidor. É necessário o envio da cópia do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) do filme fornecido pela Ancine, de documentos que comprovem a exibição comercial do filme durante sete dias consecutivos, com fins lucrativos em benefício de seu produtor e exibidor, de sinopse, ficha técnica, trailer, cartaz, pressbook e fotos do filme.

Os filmes candidatos não podem ter sido exibidos em televisão aberta, fechada ou plataformas OTT/Streaming antes de seu lançamento comercial nas salas de cinemas. Caso os produtores da obra não sejam associados à Academia Brasileira de Cinema, haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 1.000,00.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja, 36 anos, é natural de Olinda e fundadora do site, onde também atua como editora-chefe. Jornalista há 20 anos, tem no cinema uma de suas maiores paixões e é uma verdadeira maratonista de séries. Desde criança, rádio e televisão sempre fizeram parte da sua vida, alimentando a curiosidade e o entusiasmo que hoje se refletem em sua trajetória no jornalismo cultural.
leia mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas em destaque