quarta-feira, outubro 15, 2025
InícioFilmes"Escola Sem Muros", de Cao Hamburger começa a ser filmado em São...

“Escola Sem Muros”, de Cao Hamburger começa a ser filmado em São Paulo

Como a educação pode se tornar o agente transformador de uma comunidade, capaz de mudar a vida de seus habitantes? É isso que será retratado no filme “Escola Sem Muros“, que iniciou as filmagens em 30 de junho, em São Paulo, e terá duração de seis semanas. A produção é uma adaptação livre da história da Escola Campos Salles, localizada em Heliópolis, na capital paulista, que se tornou referência por suas inovações pedagógicas e uma forte integração com o bairro. Com direção de Cao Hamburger, que também assina o roteiro com Thayna Mantesso, Tom Hamburger e Marcelo Gomes, a produção é da Gullane, coproduzido pela Ukbar Filmes (Portugal), Globo Filmes, Telecine e Caos Produções, e em associação com o grupo Playtime.

A trama se passa em 1995, quando um novo diretor chamado Braz Nogueira, interpretado por Júlio Andrade, chega à Campos Salles. A escola, conhecida como “lixão” ou “fábrica de bandido”, para onde os piores alunos da região eram transferidos, se mantinha à distância da comunidade que ela atendia. Entretanto, Braz, ao lado dos líderes comunitários Orlando (Flavio Bauraqui) e Rose (Larissa Bocchino), enfrenta os desafios impostos pela violência do bairro e o estigma que seus alunos enfrentam todo dia, determinado a devolver a escola a quem ela realmente pertence: os habitantes de Heliópolis.

É um grande privilégio esse momento de reencontro do Cao Hamburger e da Gullane depois do sensacional ‘O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias’ que fizemos juntos. Nos reencontramos para contar uma história super importante e relevante para o Brasil de hoje, uma história sobre educação que vai emocionar e que vai tocar o coração das pessoas. Dos alunos, dos pais, dos professores e diretores. Então, é um grande prazer para nós estarmos ao lado do Cao, com o Julinho Andrade fazendo o nosso personagem principal em ‘Escola sem Muros’, além da equipe e elenco maravilhoso que conseguimos reunir para este projeto”, ressalta Fabiano Gullane, sócio-diretor da Gullane Filmes.

O longa conta com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual, apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e da Spcine através da Lei Paulo Gustavo, além do apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Chegará aos cinemas pela Califórnia Filmes.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja, 36 anos, é natural de Olinda e fundadora do site, onde também atua como editora-chefe. Jornalista há 20 anos, tem no cinema uma de suas maiores paixões e é uma verdadeira maratonista de séries. Desde criança, rádio e televisão sempre fizeram parte da sua vida, alimentando a curiosidade e o entusiasmo que hoje se refletem em sua trajetória no jornalismo cultural.
leia mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas em destaque