“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou lançamento em 94 países nas Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e Oceania, segundo a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, Estados Unidos e México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.
O filme será exibido gratuitamente e ao ar livre neste sábado, 5, no Cinéma Paradiso Louvre, no pátio do Museu do Louvre, em Paris. O diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e Wagner Moura estarão presentes. Ainda em julho, o longa também ganha prés-estréias em Portugal, com sessões no dia 23, em Lisboa, no Cinema São Jorge, e, no dia 25, no Porto, no Cinema Trindade com a presença do diretor.
“O Agente Secreto” já passou pelo Festival de Cannes, onde venceu quatro prêmios — Melhor Diretor, Melhor Ator (Wagner Moura) e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai) —, e pelo Festival de Cinema de Sydney.
Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro com sessões especiais e antecipadas já em setembro e outubro.
O longa é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas também estrelam.
A coprodução é do CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, o lançamento fica a cargo da NEON (EUA e Canadá) e MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).