sexta-feira, outubro 3, 2025
InícioFilmes“A Procura de Martina” entra em cartaz na Argentina com ótima recepção...

“A Procura de Martina” entra em cartaz na Argentina com ótima recepção da crítica

Nesta quinta-feira (29), “A Procura de Martina” chega à Argentina, em 7 salas em Buenos Aires, e depois aos cinemas do interior. O longa-metragem entra em cartaz no Brasil no dia 5 de junho. Uma sessão aberta ao público será realizada no Rio de Janeiro, seguida de um debate com a diretora. Informações sobre local e horário do evento serão confirmadas pelo Grupo Estação. O filme participa do Festival de Guadalajara, dias 8 e 9, e será lançado no Uruguai no dia 26.

A Procura de Martina” segue Martina, uma mulher argentina tentando encontrar seu neto desaparecido na ditadura, enquanto lida com Alzheimer. O roteiro, assinado pela diretora e Gabriela Amaral Almeida, foi inspirado nas histórias reais das mulheres que tiveram seus netos sequestrados durante o regime militar argentino, conhecidas como as ‘Avós da Praça de Maio’. A coprodução Brasil-Uruguai envolve produtoras Kromaki, Ipanema, Básico e Criatura. A distribuição é pela Bretz Filmes.

A saga de Martina ocorre nas zonas sul e norte do Rio de Janeiro. O elenco brasileiro inclui Luciana Paes, que dirige “O Céu da Língua”, e Carla Ribas, do Oscar “Ainda Estou Aqui”. As amigas argentinas de Martina, também integrantes das Avós da Praça de Maio, são vividas por Adriana Aizenberg e Cristina Banegas.

A versão final de “A Procura de Martina” foi exibida exclusivamente para a associação das Avós da Praça de Maio em Buenos Aires. A apresentação contou com a presença da presidente Estela de Carlotto, da diretora e da protagonista. A estreia oficial da produção foi no Festival do Rio, na mostra Novos Rumos. O filme também passou pela 48ª Mostra de São Paulo no ano passado. Internacionalmente, o drama destacou-se no 39º Festival de Mar de Plata, ganhando Melhor Filme, e no Festival do Uruguai, onde venceu pelo voto popular.

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja, 36 anos, é natural de Olinda e fundadora do site, onde também atua como editora-chefe. Jornalista há 20 anos, tem no cinema uma de suas maiores paixões e é uma verdadeira maratonista de séries. Desde criança, rádio e televisão sempre fizeram parte da sua vida, alimentando a curiosidade e o entusiasmo que hoje se refletem em sua trajetória no jornalismo cultural.
leia mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas em destaque