quarta-feira, outubro 15, 2025
InícioFilmes"Minha Terra Estrangeira" divulga cartaz do documentário

“Minha Terra Estrangeira” divulga cartaz do documentário

Minha Terra Estrangeira”, colaboração entre o coletivo Lakapoy, João Moreira Salles e Louise Botkay, divulga seu cartaz e, no dia 5 de abril, faz sua estreia no 30º É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina, que ocupa os cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro, de 3 a 13 de abril. Produzido pela VideoFilmes longa acompanha pai — Almir Suruí, líder indígena candidato a deputado federal por Rondônia — e filha — Txai Suruí, jovem ativista ambiental — durante os 40 dias que antecederam as eleições de 2022. 

O coletivo Lakapoy, formado por cineastas indígenas Paiter Suruí e não indígenas — ao qual se soma a realizadora Louise Botkay —, se dedicou a registrar Almir Suruí, enquanto o diretor João Moreira Salles acompanhou Txai Suruí. O resultado é o encontro de duas perspectivas e seus contrastes, tocando em temas como: quem representa, como representa e, crucialmente, qual noção de tempo a cronologia da história deve respeitar — a do indígena ou a do branco? 

o filme "Minha Terra Estrangeira" é uma realização da produtora Videofilmes
Crédito: Divulgação/VideoFilmes

As questões levantadas por “Minha Terra Estrangeira” poderão ainda ser discutidas em duas sessões seguidas de debates, com a presença de João Moreira Salles, Louise Botkay e integrantes do Coletivo Lakapoy, no Rio e em São Paulo. Confira abaixo quando acontecem as sessões do filme: 

05/04 – Cinesesc – 15:00 (SP)  | Sessão seguida de debate 

06/04 – Estação Net Botafogo – 16:30 (RJ) | Sessão seguida de debate 

08/04 – Estação Net Botafogo – 18:30 (RJ) 

08/4 – Cinesesc – 15:00 (SP)

Niedja Pantaleão
Niedja Pantaleão
Niedja, 36 anos, é natural de Olinda e fundadora do site, onde também atua como editora-chefe. Jornalista há 20 anos, tem no cinema uma de suas maiores paixões e é uma verdadeira maratonista de séries. Desde criança, rádio e televisão sempre fizeram parte da sua vida, alimentando a curiosidade e o entusiasmo que hoje se refletem em sua trajetória no jornalismo cultural.
leia mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas em destaque