A 2ª edição do Festival de Cinema de Xerém irá homenagear o ator e diretor Antônio Pitanga com o troféu Zeca Pagodinho, símbolo oficial do evento – que acontece de 05 a 07 de junho, em Xerém, distrito do Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em 2024, a homenageada foi a atriz Regina Casé que recebeu o troféu das mãos do próprio Zeca.
A homenagem será junto com a abertura do evento no dia 5 de junho – quando será exibido o documentário “Pitanga”. Com direção de Beto Brant e Camila Pitanga, o filme explora a trajetória estética, política e existencial de Antonio Pitanga, que trabalhou com cineastas renomados como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. , se destacando em momentos de grande agitação artística do cinema brasileiro.
Antônio Pitanga, baiano com mais de 60 anos de carreira, atuou em mais de 50 filmes. Dirigiu “Malês” e “Na Boca da Noite”, marco no Cinema Negro brasileiro, segundo Orlando Senna. Na televisão participou de mais de 30 trabalhos entre novelas e séries.

Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, conta com a direção de Sergio Assis. O evento traz as Mostras Competitiva Nacional de Curtas, Competitiva Baixada de Curtas, Mostrinha de Cinema de Longas, Mostra Homenageados, e a novidade, a mostra Competitiva Nacional Gospel.
O festival é gratuito e visa promover o intercâmbio das produções de todos os Estados brasileiros, além de difundir curtas-metragens no Rio, especialmente na Baixada Fluminense e em Duque de Caxias e Xerém.
Site oficial: festivaldexerem.com.br